domingo, 20 de setembro de 2009

Corrida a camelo

Um homem árabe muito rico, chamou os dois únicos filhos e disse-lhes o seguinte:

"Eu decidi que vou deixar toda a minha fortuna apenas a um de vocês. Para isso, devem fazer uma corrida a camelo até à cidade. Aquele cujo camelo chegar em segundo lugar, será o meu herdeiro."

Os filhos ficaram preocupados por não saberem como cumprir as condições impostas e passados uns dias decidiram ir consultar um sábio.

O que o sábio lhes disse, eu não sei, mas o que se seguiu foi que sairam os dois disparados, saltaram para os camelos e partiram o mais depressa possível para a cidade.

Qual foi o conselho do sábio?

20 comentários:

  1. Melhor, melhor! E agora sem lições de moral. O Sábio disse: "Quanto mais depressa, mais devagar"! Assim saíram os dois disparados. O que fosse mais depressa deveria assim chegar em segundo lugar para receber a fortuna. Eheh! =)

    ResponderEliminar
  2. Embora a tua resposta seja sem dúvida um ditado importante, isso não faria com que eles seguissem a toda a velocidade para a cidade, porque quem chegasse em primeiro iria perder tudo para o que chegasse em segundo.

    Eles não querem isso!

    ResponderEliminar
  3. Snifff!!!
    Eu a querer descomplicar a vida e vêm estes blogs para dar cabo do meu sistema nervoso!!!

    Excelente iniciativa! Gosto mesmo... mas vou esperar ansiosamente por ir vendo as respostas!

    Neste caso... acho que o camelo é o sábio!
    Vou pensar!

    ResponderEliminar
  4. Espera... será que eu consigo acertar à primeira desta vez?

    Basicamente o sábio disse-lhes para trocarem de camelos. Assim quem ganhasse a corrida via o seu camelo a chegar em 2º lugar e ganhava a herança.

    ResponderEliminar
  5. Desta vez o Gervásio redimiu-se do tiro no pé (ver post anterior) e respondeu correctamente ao enigma. Será que mais alguém consegue igual proeza?

    Não seja tímidos!

    ResponderEliminar
  6. Mmmm... deixa lá ver se por absurdo será:

    Hip. 1: o camelo ser o filho e portanto, cada um apressou-se a ir com o camelo (animal) de modo a empurrá-lo e assim ser o camelo (animal) primeiro, e o filho (camelo) ser o 2º!

    Hip. 2: cada um correr para ir agarrar os 2 camelos e fazer com que o camelo (animal) do irmão entre à frente... e só depois o seu.

    ResponderEliminar
  7. Imaginação e originalidade não falta!

    Hip. 1: Os filhos são filhos (homens), os camelos são camelos (animais), nada de insultar os pobres coitados =P

    Hip. 2: Embora esta poderia ser um solução aceitável, no enigma diz que eles saltaram para os camelos e partiram para a cidade o mais depressa possível.
    Se um deles agarrasse os 2 camelos, o outro ficaria apeado, o que contraria esta afirmação do enigma.
    Indo cada um deles num camelo diferente, esta hipótese torna-se difícil, especialmente indo o mais depressa possível, que seria a cerca de 40km/h!

    ResponderEliminar
  8. O pai não queria era deixar de ter os filhos sobre a sua asa! Então disse que ia dar a fortuna ao segundo a chegar à cidade. Assim como nenhum iria querer ser o primeiro, pensava que assim nenhum deles iria para a cidade nunca! Esperto! =P
    O que ele não sabia é que p sábio lhes ia dizer isso. O Sábio disse que o que deviam fazer era ir os dois a correr para lá nos seus camelos para receberem logo a fortuna e depois que dividissem entre eles irmamente o dinheiro todo! =)
    Tiveram de ir os dois porque tinha de haver um primeiro e um segundo, claro. E foram rápido para verem se acabavam logo com as brincadeiras estupidas do pai. Ora bolas! Quem é que seria o pai que não queria igual bem para os dois filhos? =)
    E pronto... saiu o tiro pela colatra ao pai e ficaram todos contentes e livres. Porque os pais criam os filhos, não para ficarem sobre a sua asa, mas para partirem pelo mundo. =P

    O Sábio, é claro que se chamava Tiago! Pelo menos é a história que eu acho lógica! LOL =P

    ResponderEliminar
  9. Cada um correu para tentar apanhar o camelo do irmão, e assim levá-lo a ser o primeiro para que o irmão perdesse a herança!

    ResponderEliminar
  10. Cada um correu para tentar apanhar o camelo do irmão, e assim levá-lo a ser o primeiro para que o irmão perdesse a herança!

    Mas o Sábio disse-lhes: "Quem vos disse que tinham de conduzir o vosso próprio camelo?"

    ResponderEliminar
  11. Cá para mim o sábio disse-lhes que o melhor era irem ter com o pai o mais depressa possível já que para ele estar a falar em herdeiros é porque devia estar quase a dar o badagaio!

    ResponderEliminar
  12. Ah pera tenho outra! :P Embora a anterior seja bastante boa! Ele diz que o camelo tem de ser o segundo a chegar por isso o primeiro irmão antes de chegar à cidade, salta do camelo e entra na cidade com o camelo atrás! Logo o camelo é o segundo a chegar!

    ResponderEliminar
  13. @Tiago: ahhh... eles não são assim tão generosos, querem ficar com tudo! E essa explicação de eles terem saído a correr foi fraquinha :P

    @BrunaM:
    Hip. 1 - Mesmo que ele estivesse a morrer, o primeiro a chegar ficava sem herança!
    Hip. 2 - O texto é explicito, nesse caso não deixa de chegar em 1º lugar e perder tudo. O lugar é contabilizado para o grupo "camelo+homem".

    ResponderEliminar
  14. O sábio, como é sábio, disse para cada um deles montar o camelo do irmão. Assim, a corrida seria para ver quem chegava em primeiro (e logo com o camelo do irmão). Assim, o que perdesse a corrida ia com o camelo do irmão que vencia a corrida e por isso ganhava o guito todo do papá!! =D

    ResponderEliminar
  15. Então que tal este conselho: Trocam de camelo e o primeiro a chegar ganha!

    ResponderEliminar
  16. "Aquele cujo camelo chegar em segundo lugar, será o meu herdeiro"

    Tendo em conta esta frase creio que o segredo está no camelo.
    Se eles trocarem de camelo, aquele que ganhar será com o camelo do outro.
    Logo o seu camelo será o 2º a chegar!
    A não ser que os camelos sejam indistintos...

    ResponderEliminar
  17. Nunca mais é publicado o meu comentário... :)

    ResponderEliminar
  18. Ou este enigma era mais fácil, ou o pessoal está a ficar mais inteligente!

    O sábio disse, sem dúvida:
    "Trocai de camelo para a corrida."
    (ou algo do género...)

    ResponderEliminar
  19. Façam a corrida e esqueçam o premio e assim estarão sempre fazendo a coisa certa.

    ResponderEliminar